Deficiência visual
Recomendações úteis
- Sentar aluno a uma distância de aproximadamente um metro do quadro negro na parte central da sala.
- Adaptar o trabalho de acordo com a condição visual do aluno.
- Usar pincel preto ou giz.
- Observar a qualidade e nitidez do material utilizado pelo aluno: letras, números, traços, figuras, desenhos com bom contraste figuras/ fundo.
- Observar o espaçamento adequado entre letras palavras e linhas.
- Explicar, com palavras, as tarefas a serem realizadas.
- Em certos casos, conceder maior tempo para o término das atividades propostas principalmente quando houver indicação de telescópio ( guia leitura ).
- Ampliação de fontes, em apostilas, texto, avaliação, entre outros.
- Utilizar lupas manuais ou lupas de mesa.
D. Intelectual
Recomendações úteis
- Enviar para casa ou para o AEE o material de estudo para sessões de leitura antecipadas,para o aluno tenha acesso com antecedência. Isso amplia o repertório dele, favorece a memorização mais efetiva na atividade.
- Dê ao aluno uma instrução antecipada explicando o que será trabalhado eu comportamento esperado nesse momento. Nas situações que exigem maior tempo de concentração, convide-o a sentar ao seu lado e estimule sua atenção deixando-o apreciar todo o conteúdo estudado.
- Organize um grupo que respeite a necessidade de um tempo maior para o aluno com necessidades educacionais especiais realizar a tarefa. É importante que os colegas incentivem a participação dele e explorem suas competências.
- Faça perguntas simples e objetivas direcionadas ao aluno para situá-lo no tema da pesquisa.
- Enviar para casa ou para o AEE uma síntese ou roteiro para repertoriar e contextualizar o conteúdo.
- Valorizar as diferenças individuais em relação aos conteúdos que cada aluno é capaz de aprender na atividade proposta.
- Peça que alguém anote as perguntas que surgiram na conversa sobre o conteúdo estudado e que, como lição de casa, o aluno tente encontrar algumas respostas usando o material fornecido. Oriente os pais ou o AEE em ajudar o aluno, sem realizar a atividades toda por ele.
- Explique individualmente para o aluno, dê exemplos de atividades semelhantes que ele já participou e mostre algumas produções.
AVALIAÇÃO
O acompanhamento dos avanços dos alunos deve orientar o planejamento de intervenções individualizadas, quando necessário. Para alunos de inclusão, isso é ainda mais fundamental. A ideia é sempre criar condições e demandas para que todos tenham a oportunidade e o espaço de participar das conversas sobre a leitura e sobre os conteúdos. Assim, eles terão melhores critérios para o empréstimo, avançando em seus comportamentos leitores e estudantes.
Recomendações úteis
Deficiência auditiva
- Fazer com que a criança se sente próximo ao local onde o professor fique com mais frequência.
- Fazer com que a criança não se sente próximo à janela.
- O professor deve repetir as ordens que a criança não conseguiu acompanhar, e até repeti-las individualmente.
- O professor não deve exigir a execução de atividades impossíveis para a criança.
- O professor deve saber qual é o melhor ouvido da criança e facilitar seu acesso à informação.
- Fale sempre de frente para criança.
- Solicite que a família e o AEE conversem com o aluno sobre o assunto, usando a linguagem de libras ou materiais como livros, jogos, brinquedos e outras formas de ampliar seu conhecimento sobre o assunto estudado.
- Proponha parcerias dos colegas revisando-os para que se sentem ao lado do aluno e esclareçam as dúvidas.
- Caso o aluno ainda não seja alfabético, ele poderá fazer a revisão dos nomes, tendo em mãos fichas com os nomes escritos e uma figura ao lado.
- Letras móveis, material visual( com nomes e figuras ), cartaz com representação em libras para letras ou nomes dos personagens, solicite ao AEE a continuidade da proposta no contra turno ou à antecipação dos materiais que serão necessários).
- Dê oportunidade de o aluno escrever da maneira que consegue.
- Para o aluno saber melhor qual é o nome for dito.
- Procure ter uma fala pausada mantenha-se de frente para o aluno.Déficit de atençãoum diagnóstico que você pode fazer
Transtorno do Déficit de Atenção ( TDA )
Alunos agitados ou desatentos sempre causam preocupação. Antes de atribuir a eles algum tipo de perturbação, contudo, é preciso observá-los atentamente.
Há uma série de componentes sociais que também levam a criança a manifestar-se de modo não-convencional. Por isso, informar-se sobre o assunto e conversar com os pais são os primeiros passos na busca de um encaminhamento para a questão.
O portador de TDA não precisa ser tratado como especial.
Tipos de TDA (Transtorno de déficit de atenção)
- Em meninas se caracteriza pela desatenção.
- Em meninos resultam a hiperatividade ou a impulsividade.
Como avaliar o comportamento da criança
Se você suspeita que seu aluno seja portador de TDA, observe-o atentamente. O distúrbio pode ser detectado segundo critérios´baseados em proposta de Associação Americana de Psiquiatria. Os sintomas podem ser observados a partir dos 7 anos de idade.
Módulo 1
Desatenção
Verifique se seu aluno apresenta seis ou mais desses sintomas, por mais de seis meses. Ele frequentemente...
- falha em dar atenção a detalhes ou comete erros grosseiros nas atividades lúdicas.
- tem dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas. parece não escutar quando lhe falam diretamente.
- Tem dificuldade em organizar tarefas e atividades.
- Evita, não gosta, ou fica relutante ao se engajar em atividades que necessitem de esforço mental contínuo.
- Parece não escutar quando lhe falam diretamente.
- Não consegue seguir à risca instruções nem terminar tarefas escolares ou atividades domésticas.
- Perde coisas necessárias para atividades ou trabalhos ( brinquedos, lápis, livros, ferramentas, coisas pessoais ).
- é facilmente distraído por estímulos externos.
- Se esquece das atividades diárias.
Módulo2
Hiperatividade
Verifique se seu aluno apresenta seis ou mais desses sintomas, por mais de seis meses. Ele frequentemente...
- é inquieto, fica com as mãos e pés se mexendo, constantemente, quando sentado.
- Deixa o seu assento na classe ou em outras situações quando se espera que permaneça sentado.
- Corre ao redor, ou trepa nas coisas, em situações em que isso não é apropriado.
- Tem dificuldade em brincar ou se engajar em atividades de lazer de forma quieta.
- Está “ pronto para decolar” ou age como se estivesse “ ligado a um motor”.
- Fala excessivamente.
Impulsividade
- responde de forma intempestiva, antes que a pergunta esteja completamente formulada.
- Tem dificuldade para aguardar pela sua vez.
- Se intromete ou interrompe os outros (em conversas ou jogos).
Tipos de TDA que precisam de tratamento
- predominantemente desatento: apresenta seis ou mais sintomas do módulo 1 e alguns do módulo 2.
- predominantemente hiperativo/ impulsivo: seis ou mais sintomas do módulo 2 e alguns do módulo 1.
- misto: seis ou mais sintomas dos módulos 1 e 2.
Crédito:
PROFESSORA CLÁUDIA - SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS da EEF JOSÉ MATIAS SAMPAIO - BREJO SANTO-CE
http://depalavraempalavrainclusao.blogspot.com.br/
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